29 abril 2008

GTA IV

Um dos jogos mais polémicos de todos os tempos lança hoje o nono título da série GTA (Grand Theft Auto). O jogo foi desenvolvido para a PS3 e Xbox 360. A Rockstar prevê que o joga atinja o record de vendas mais rápidas e chega a haver lojas que fecham mais tarde para dar resposta à procura.

Mais detalhes sobre o jogo em Rockstar Games e Wikipedia.

Aqui vão 3 trailers...





24 abril 2008

Wikipedia em papel

O Wikipedia, a enciclopédia online mais popular do mundo, vai ter uma versão impressa na Alemanha.

Esta edição vai incluir as 50 mil entradas mais procuradas nos últimos 2 anos, condensadas em sumários de 15 linhas, dos cerca 700 mil artigos da Wikipedia alemã.

O objectivo desta edição é levar o Wikipedia a um maior número de pessoas e encorajá-las a uma maior participação.

Por cada cópia vendida, um euro reverte a favor da associação que gere a Wikipedia na Alemanha, a Wikimedia Deutschland.


Microsoft Live Mesh


A Microsoft anda a testar uma nova tecnologia que permite ligar computadores, telemóveis e outros dispositivos e juntar toda a informação numa única base de dados online.

O objectivo desta tecnologia é de permitir as pessoas aceder à sua informação de qualquer parte e a qualquer hora. Por exemplo, uma moldura digital ligada à Internet em casa poderia mostrar uma foto que acabou de ser tirada de um telemóvel num outro País. Outra vantagem desta tecnologia seria na edição de documentos partilhados entre várias pessoas. Por exemplo, um documento alterado num determinado computador seria automáticamente actualizado em todos os computadores e dispositivos que estivessem registados no Live Mesh.

A Microsoft planeia lançar uma versão beta desta tecnologia antes do fim de 2008.

Mais detalhes em Microsoft Research.



23 abril 2008

Monitorização de epilepsia por telemóvel

O serviço de pediatria do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, inaugurou um serviço de monitorização remota de epilepsia por telemóvel.

Este serviço permite monitorizar crianças com epilepsia e enviar eletroencefalogramas para neurofisiologistas através das tecnologias 3G e Bluetooth.

Mais detalhes em Exame Informática Online.


Assistente virtual por e-mail

Se é daquelas pessoas que já não vive sem o e-mail e não se pode dar ao luxo de ter uma assistente pessoal, existe agora a Sandy, uma assistente virtual totalmente grátis que interage consigo através do e-mail.

Ao fazer o registo no site obtém-se um endereço de e-mail para o qual pode enviar todas as suas tarefas, contactos, notas, bookmarks, aniversários e compromissos. A Sandy recebe esses e-mails, guarda toda a informação e envia-lhe e-mails a avisar dos eventos ou quando lhe pedir alguma informação.

Para comunicar com a Sandy é extremamente simples, aqui vão alguns exemplos:

Para lembrar de alguma coisa: "Remember Segurança Social card number is 101202303"
Marcar um aniversário: "Remind me to call Mum on her birthday on 9/16/08 @yearly @birthday"
Adicionar tarefa: "Remember to buy milk @todo"
Adicionar contacto: "Remember Pedro's number is 924562728"
Adicionar compromisso: "Remind me I have a Marketing meeting on 3/14 at 1-2pm"

Podem ver mais exemplos em I Want Sandy Examples.

Site: I Want Sandy


22 abril 2008

Site de Obama sofre ataque de hacker

Um hacker, que se identifica pelo nick Mox, aproveitou uma vulnerabilidade do site de Barak Obama, um dos candidatos às presidenciais nos EUA, para redireccionar os visitantes deste site para o site de Hillary Clinton, a sua rival nas eleições.

Este ataque foi feito através da inserção de código malicioso na secção de blogs do site do candidato. Esta falha de segurança já foi resolvida mas foi filmada por um dos apoiantes do senados e disponibilizada no YouTube.



A Origem das Espécies na Internet

A Biblioteca Universitária de Cambridge disponibilizou na Internet A Origem das Espécies de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução das espécies.

Segundo John van Wyhe, o director do projecto, «a disponibilização destes documentos on-line marca uma revolução no acesso público a uma das mais importantes colecções de materiais primários da história da ciência».

Neste site é possível consultar cerca de 20 mil documentos e 90 mil imagens do cientista, muitos deles documentos privados, experiências e investigações que vão além das suas publicações.

Site: The Complete Work of Charles Darwin Online


Sopa de Bits de volta

O Sopa de Bits está de regresso com mais bits do mundo da informática.

Fiquem atentos!