15 novembro 2006

Como navegar em segurança (Kevin Mitnick)

Kevin Mitnick, o ex-hacker mais famoso do mundo, publica o seu Top 10 de passos para proteger o computador da Internet:

  1. Fazer backups de toda a informação.
  2. Escolher passwords que sejam razoavelmente difíceis de adivinhar.
  3. Usar um antivirus como o AVG ou Norton, e fazer actualizações regulares.
  4. Fazer actualizações regulares ao sistema operativo.
  5. Evitar aplicações que "irritam" os hackers, como o Internet Explorer, e desactivar o automatic scripting dos programas de e-mail.
  6. Usar software de encriptação, como o PGP (pretty good privacy), quando forem enviados e-mails com informação privada. Pode-se até usar este tipo de software para proteger todo o disco rígido.
  7. Instalar uma aplicação de detecção de Spyware, ou até mesmo várias. Programas que permitam ser definidos para correr frequentemente, como o SpyCop, são o ideal.
  8. Usar uma Firewall pessoal. Configurá-la de forma a prevenir que outros computadores, redes e sites conectem-se ao computador, e especificar quais os programas que podem conectar-se automaticamente à internet.
  9. Desactivar todos serviços de sistema que não sejam usados, em especial aplicações que podem dar acesso remoto ao computador (como o Remote Desktop, RealVNC e NetBIOS).
  10. Activar as seguranças das redes sem fios. Em casa, activar o WPA (Wi-Fi protected access) com uma password de pelo menos 20 caracteres. Configurar o portátil para conectar-se apenas em modo Infrastructure, e não acrescentar redes a não ser que usem também WPA.
Para ler o artigo original: Wired News

Para visitar o site oficial de Kevin Mitnick: Kevin Mitnick

Sem comentários: